Compras em Dubrovnik

Compras em Dubrovnik

Você sabia que a gravata foi inventada na Croácia? Descubra esta e outras recordações típicas que pode comprar em Dubrovnik e saiba quais são as melhores zonas comerciais da cidade.

Além dos típicos souvernires de qualquer cidade turística, Dubrovnik oferece numerosos artigos próprios da região da Dalmácia carregados de tradição.

O que comprar?

  • Gravatas: as gravatas são famosas em toda a Croácia, consideradas o "invento nacional". Em Dubrovnik, você encontrará muitas lojas especializadas em gravatas de todas as cores e formas possíveis.
  • Joias de Konavle: a ourivesaria é um dos pontos fortes do artesanato de Dubrovnik. Na rua Zlatarska você encontrará inúmeras lojas especializadas em joias e brincos de Konavle, uma especialidade de Dubrovnik que deixou várias rainhas encantadas.
  • Produtos cosméticos: a cosmética e os produtos naturais que se produzem em Dubrovnik e na região Dálmata são mundialmente famosos. Óleos, sabões, cremes... Você poderá escolher entre uma grande variedade de produtos feitos a partir de componentes naturais.
  • Souvenires feitos de pedra: passeando por Dubrovnik é fácil apreciar as esculturas de pedra que decoram muitos dos seus edifícios históricos. Nas oficinas de escultura são fabricadas pequenas figuras de pedra pensadas para os turistas.
  • Azeite de oliva: a gastronomia de Dubrovnik se baseia na dieta mediterrânea, pelo que o azeite de oliva é um ingrediente indispensável em todos os seus pratos. Nos mercados da cidade você encontrará garrafinhas de azeite, sabões e até cremes.
  • Lavanda: um dos símbolos da Croácia é a lavanda. Em muitas lojas de Dubrovnik você encontrará essa planta aromática em sabões, em saquinhos de decoração e em muitas outras formas. É um dos presentes mais típicos de Dubrovnik.

Ruas e zonas de compras

Ao longo de toda a cidade amuralhada, você encontrará inúmeras lojas de souvenires, joias e produtos típicos. A maioria das lojas se encontra em Stradun e as suas ruas paralelas. Tratam-se de comércios pequenos geridos por artesãos de Dubrovnik que vendem desde presentes típicos até figuras de argila.

Nas imediações da Porta de Ploče você encontrará galerias de arte onde pintores locais expõem e vendem os seus quadros sobre as paisagens mais bonitas de Dubrovnik.

Se você estiver à procura de produtos naturais e de cosmética, o melhor é visitar o mercado da praça atrás da Catedral de Dubrovnik. Nesse mercado ao ar livre você encontrará azeite de oliva, lavanda, cremes e outros souvenirs.

Em Drubovnik, não há muitas lojas de roupa nem shoppings. Dentro da cidade amuralhada, em Stradun, você verá algumas lojas de marcas exclusivas e pouco mais. Se quiser passar uma tarde fazendo compras em Dubrovnik, lhe recomendamos ir às galerias Minčeta, junto ao porto de Gruž.