Sinagoga de Dubrovnik

Em uma das ruas que saem de Stradun se encontra a antiga sinagoga de Dubrovnik, um dos templos sefarditas em uso mais antigos do mundo.

Uma das ruas estreitas que saem de Stradun abriga um templo cheio de história e pequenos tesouros: a antiga sinagoga de Dubrovnik. Esse templo sefardita foi fundado em 1352 por uma pequena comunidade de judeus que chegaram à próspera República de Ragusa.

Localizada no antigo gueto judeu, a sinagoga é decorada com elementos barrocos, cortinas de veludo e vários lustres. O teto é pintado de azul celeste e decorado com estrelas de David.

A sinagoga começou a receber fiéis em meados do século XIV e só interrompeu sua atividade durante o terremoto de 1667 e durante a Guerra da Independência da Croácia. Hoje, a sinagoga ainda está em operação e abriga um museu dedicado à história dos judeus em Dubrovnik.

O museu da sinagoga

No piso inferior da sinagoga, há um museu que exibe importantes manuscritos do século XIV, pergaminhos da Torá e fragmentos do primeiro censo dos judeus de Dubrovnik. Entre as exposições também incluem menorás de prata, coroas, figurinos dos sacerdotes judeus e um tapete do século XIII.

Além disso, numerosos documentos e gravuras retratam a história dos judeus em Dubrovnik desde a sua chegada no século XIV até os dias atuais.

Horário

Todos os dias das 10:00 às 20:00 horas.

Preço

Ingresso geral: kn20 (US$3,20)