Palácio do Reitor

O Palácio do Reitor foi o edifício mais importante da República de Ragusa durante vários séculos. Hoje em dia, abriga o Museu da História de Dubrovnik e é uma das visitas imprescindíveis da cidade.

O Palácio do Reitor, localizado à frente da Catedral de Dubrovnik, é um edifício construído no século XIV que foi testemunha de numerosos episódios da história de Dubrovnik. A sua arquitetura, que combina vários estilos artísticos, lembra os palácios góticos de Veneza e faz dele uma visita imprescindível na cidade.

História

Desde a sua construção no século XIII, esse palácio serviu como residência e sede do Governo do reitor da República de Ragusa, o antigo nome de Dubrovnik. Ao longo da sua história, o palácio foi utilizado como armaria, arsenal, sala de julgamentos e prisão.

A sua função mais importante foi a de acolher o reitor de Dubrovnik durante o mês que durava o seu cargo. Nesse tempo, o reitor não podia abandonar o edifício a menos que fosse por razões estritamente laborais. Tal era a importância que o povo de Dubrovnik dava a essw cargo que é possível ler na porta do palácio: obliti privatorum publica curate (esqueça o privado e se encarregue do público).

O edifício original estava construído em estilo gótico, mas uma explosão de pólvora em 1435 destruiu parte da fachada e esta foi reconstruída em estilo renascentista. O terramoto de 1667 arrasou novamente a fachada e então foram incorporados elementos barrocos, criando uma mistura de estilos que fazem do Palácio do Reitor um edifício único em Dubrovnik.

Dentro do Palácio do Reitor

Quando as tropas de Napoleão aboliram a República de Ragusa, o Palácio do Reitor passou a ter outras funções e hoje em dia abriga o Museu da História de Dubrovnik. O pátio principal do palácio está presidido pela escultura do marinheiro Miho Pracat e à sua frente se encontra a entrada às celas da prisão. Junto aos calabouços está a sala do Governo onde o reitor se reunia com importantes diplomáticos que podiam ouvir os atemorizantes gritos dos prisioneiros.

No piso superior você encontrará numerosos retratos e pinturas religiosas do século XIII assinadas por artistas da Escola de Dubrovnik. Além disso, você poderá ver uma coleção de móveis antigos que decoravam o que chegou a ser o edifício mais importante de Dubrovnik.

Horário

Todos os dias das 9:00 às 18:00 horas.

Preço

Adultos: kn100 (US$15,40).
Estudantes e crianças: kn50 (US$7,70).