Mosteiro franciscano

Construído no século XIV, o mosteiro franciscano de Dubrovnik é uma das vistas imprescindíveis da cidade. No seu interior abriga um belo pátio gótico, uma biblioteca com volumes históricos e a terceira farmácia mais antiga do mundo.

Em meados do século XIV, a República de Ragusa desfrutava de uma prosperidade imparável, de modo que as pessoas começaram a se mover dentro das muralhas, incluindo os monges franciscanos de Dubrovnik. O mosteiro começou a ser construído em 1317 na rua principal da cidade, Stradun, em frente à Grande Fonte de Onofrio.

A parte mais bonita do mosteiro é o pátio interior em estilo gótico, com 120 colunas e capitéis decorados com motivos de plantas e animais. No centro do pátio, há um poço de pedra com uma estátua de São Francisco.

Ao lado do mosteiro há uma igreja barroca de nave única. Tanto a igreja quanto o mosteiro foram destruídos durante o terremoto de 1667, o pior da história de Dubrovnik.

A farmácia do mosteiro franciscano

Com a construção do mosteiro, os monges franciscanos estabeleceram uma farmácia com medicamentos e receitas para as doenças que logo se tornaram muito famosas entre a população de Dubrovnik. A farmácia do mosteiro permanece em funcionamento desde o século XIV, tornando-se a terceira farmácia mais antiga do mundo.

Hoje em dia, é possível ver os móveis originais e as ferramentas que os monges usavam para fazer as receitas. Além disso, ao lado da farmácia fica a biblioteca do mosteiro franciscano, que abriga milhares de volumes históricos, livros sobre medicina e corais de igrejas.

Curiosidades

  • Se você vê muitas pessoas pulando junto do pórtico do mosteiro franciscano, elas não estão loucas! Dizem que quem consegue subir em cima da pedra que sobressai da fachada, tira a camiseta e a veste sem cair, pode pedir um desejo.
  • Segundo a lenda, entre os milhares de volumes da biblioteca do mosteiro existe um manuscrito com a receita do elixir da eterna juventude.
  • O poeta mais importante da língua croata está enterrado na igreja franciscana: Ivan Gundulić.

Horário

Todos os dias das 9:00 às 17:00 horas.

Preço

Entrada geral: kn40 (US$6,20).
Entrada estudantes: kn20 (US$3,10).
O ingresso da igreja é gratuito.