Forte de São Lourenço

O Forte de São Lourenço ou Lovrjenac é, em conjunto com as muralhas de Dubrovnik, o símbolo por excelência da cidade. Descubra o lugar que serviu de cenário para dar vida à Fortaleza Vermelha em Game of Thrones.

O forte de São Lourenço (Lovrjenac em croata) foi construído no início do século XI pelos habitantes de Ragusa para proteger a cidade da ameaça veneziana. É uma fortaleza de pedra localizada no topo de uma colina a quase 40 metros acima do nível do mar que serviu como bastião defensivo e torre de vigia.

Este importante bastião tornou-se num símbolo da resistência de Dubrovnik perante os ataques do reino de Veneza. De fato, na entrada do Forte de São Lourenço, você pode ler a inscrição em latim Non bene pro toto libertas venditur auro (Freedom não é vendida por todo o dinheiro do mundo).

Hoje, o Forte de São Lourenço é um dos símbolos de Dubrovnik e permanece aberto para turistas durante todo o ano. É possível alugá-lo por algumas horas para celebrar casamentos, sessões de fotos ou outros eventos, embora o preço possa se tornar exorbitante.

Durante o Festival de Verão de Dubrovnik, forte Lovrjenac também abre suas portas para todos os espectadores que querem assistir a uma performance ao vivo de Hamlet, uma das melhores obras de Shakespeare.

Visitar o Forte Lovrjenac

Para chegar ao Forte de São Lourenço, é necessário subir 200 degraus, mas as vistas oferecidas pelas muralhas de Dubrovnik e da Baía de Pile são realmente espetaculares. Dentro do forte é possível ver desfiladeiros, pedras que serviam de munição e até uma pequena capela.

No topo do forte, você pode ver de perto a grande bandeira da Croácia, que pode ser vista de praticamente toda a cidade. Você também encontrará mais de um gato que usa o forte Lovrjenac como refúgio.

Desde 2014, essa fortaleza se tornou um verdadeiro centro de peregrinação para os fãs de Game of Thrones, já que o Forte de São Lourenço serviu para colocar a Fortaleza Vermelha na série.

Alguns conselhos

  • Com o ingresso das muralhas de Dubrovnik, você poderá aceder também ao Forte de São Lourenço nos seguintes três dias desde a compra da entrada.
  • A entrada ao Forte de São Lourenço se encontra ao final das escadas e não aceitam euros. Lembre-se de fazer o câmbio de moeda antes de subir ao forte para evitar ter de fazer o trajeto duas vezes. Na bilheteria aceitam cartão de crédito.

Horário

Todos os dias das 8:00 às 18:30 horas.

Preço

Ingresso geral: kn50 (US$7,50).

A entrada ao Forte de São Lourenço está incluída com o ticket das muralhas.