Portas de Dubrovnik - Porta de Pile e Porta de Ploče
Portas de Dubrovnik

A cidade amuralhada de Dubrovnik tem duas portas de entrada e saída que permaneceram quase intactas desde a sua construção nos séculos XVI e XVII: a Porta de Pile e a Porta de Ploče. Conheça a história de cada uma delas.

Quando a República de Ragusa conseguiu a sua independência do Reino de Veneza, a construção de muralhas para a proteção da cidade se tornou indispensável. Entre os séculos XV e XVII se levantaram as muralhas de Dubrovnik, flanqueadas por duas portas que comunicavam com o exterior da cidade amuralhada: Pile e Ploče.

Todas as noites, as portas da cidade se fechavam para que ninguém pudesse entrar nem sair e a chave se entregava ao reitor de Ragusa. Hoje em dia, a cidade amuralhada conta com quatro portas, uma em cada ponto cardeal.

Porta de Pile

A Porta de Pile é o principal acesso à cidade amuralhada de Dubrovnik. Construída em 1537, no lado oeste das muralhas, a Porta de Pile foi por muitos anos a única entrada para a República de Ragusa. A ponte levadiça que precedia a porta se fechava todas as noites para que ninguém pudesse entrar ou sair da cidade.

Hoje em dia, a Porta de Pile é uma pequena torre que conecta duas pontes sobre o antigo fosso da muralha, que na atualidade é um parque infantil. Na parte superior da porta se encontra uma escultura de São Brás, padroeiro de Dubrovnik, que dá as boas-vindas aos visitantes com uma maquete da cidade.

A Porta de Pile conduz a uma segunda porta interior, construída para evitar possíveis ataques à cidade. Entre as duas portas há um mapa de Dubrovnik e um esquema com os danos que a cidade sofreu durante a Guerra da Independência da Croácia.

Hoje em dia, a Porta de Pile é a principal parada de taxis e ônibus e oferece umas vistas fantásticas do Forte de São Lourenço.

Porta de Ploče

Quase oitenta anos depois da construção da Porta de Pile foi erguida a segunda porta na parte leste das muralhas: a Porta de Ploče. Está protegida pela fortaleza de Revelin e também abriga uma escultura de pedra do padroeiro da cidade, São Brás.

A antiga ponte levadiça que conduzia à porta foi substituída pela ponte de pedra que podemos ver hoje em dia. Daqui, você obterá uma vista fantástica do Porto Velho de Dubrovnik.