Moeda de Dubrovnik

A moeda oficial de Dubrovnik é a kuna croata (HKR) e o seu símbolo é kn. Cada kuna se divide em 100 lipas e o seu nome significa "marta", uma referência ao uso das peles desses animais como forma de pagamento na Idade Média.

Notas e moedas

Em Dubrovnik, você encontrará notas de 5, 10, 20, 50, 100, 200, 500 e 1000 kunas croatas. Nas notas, aparecem monumentos e personagens da história de Croácia.

As moedas são de 1, 5 e 25 kunas croatas e de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 lipas. Nas moedas aparecem plantas e animais da Croácia.

Em dinheiro ou com cartão?

Você poderá pagar com cartão em praticamente todos os estabelecimentos de Dubrovnik, tanto nas lojas como nos restaurantes. No entanto, é sempre boa ideia levar dinheiro local, apesar de não ser comum haver problemas ao pagar com cartão na maioria dos comércios.

Onde fazer a troca de dinheiro

Se você não viaja com kunas croatas e a sua ideia é consegui-las uma vez em Dubrovnik, você terá várias opções. Ao longo de Stradun, você encontrará inúmeras lojas que fazem a função de casas de câmbio. Todas oferecem um câmbio semelhante. No entanto, é uma boa ideia comparar várias antes de fazer o câmbio.

A opção mais recomendável é tirar dinheiro do ATM (caixa automático). Você obterá as kunas croatas que quiser com o câmbio que o seu banco aplicar nesse momento. É a alternativa mais cômoda, já que em Dubrovnik há muitos ATM disponíveis.

Tipo de câmbio

Um euro vale aproximadamente 7,4 kunas croatas.