Museu da Guerra da Independência

Museu da Guerra da Independência

O Museu da Guerra da Independência expõe, através de imagens, material audiovisual e objetos originais, os estragos da Guerra da Jugoslávia em Dubrovnik e como os civis lutaram defendendo o seu país.

Um pouco de história

Depois da morte de Tito em 1980, a união de seis países sob o nome de Jugoslávia começou a quebrar-se. A Sérvia queria centralizar todo o poder e aumentar a sua influência sobre o resto das nações: Croácia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Eslovénia e Macedónia.

Depois da declaração de independência em 1991, começou uma guerra que marcaria para sempre a história de Dubrovnik. O fato de esse lugar estar protegido pela Unesco deu a entender que a guerra respeitaria a cidade amuralhada de Dubrovnik, mas não foi assim. As pessoas de Ragusa não estavam preparadas para um ataque, não tinham exército e não receberam nenhum tipo de apoio internacional.

As tropas sérvias atacaram a cidade amuralhada e os seus arredores por terra, mar e ar aproveitando a sua proximidade com a fronteira de Montenegro. O bombardeamento durou 8 meses e continua presente na mente de todos os sobreviventes. Hoje em dia é possível diferenciar das muralhas de Dubrovnik os telhados antigos e os mais recentes que foram reconstruídos depois da guerra.

No total, mais de 160 civis morreram e muitos monumentos históricos foram duramente castigados pelas bombas.

O Museu

O Museu da Guerra da Independência é composto pelas várias salas que reúnem material audiovisual sobre os bombardeamentos e testemunhos de quem os viveu em primeira pessoa. É impactante ver as armas que se utilizaram na guerra, as fardas dos soldados e até os projéteis e granadas usados na ofensiva.

Em uma das salas do museu é projetado um documentário com imagens do bombardeamento sobre a cidade amuralhada e entrevistas a famílias que perderam tudo, até os seus entes queridos. O museu abriga cronologicamente todos os episódios bélicos que sofreu desde 1991 a 1995 através de uma coleção bastante completa.

Interessante para conhecer a história

O Museu da Guerra da Independência é a melhor galeria para conhecer a história recente de Dubrovnik. Há que ter em conta que o museu se centra nos bombardeamentos dessa cidade e que descreve a guerra do ponto de vista croata. No entanto, é muito chamativo ver o contraste entre a cidade em chamas que expõe o museu e Dubrovnik tal como a conhecemos hoje em dia.

Como chegar

O Museu da Guerra da Independência se encontra no topo da colina de Srđ. A melhor forma de chegar aí é usar o teleférico de Dubrovnik que, em alguns minutos, o levará até ao topo e lhe oferecerá umas vistas espetaculares da cidade amuralhada.

Horário

Todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

Preço

Adultos: kn30 (US$4,80).
Estudantes: kn15 (US$2,40).

O ingresso é válido para outros museus de Dubrovnik.