Kotor (Montenegro)

Kotor (Montenegro)

A apenas 92 quilômetros de Dubrovnik se encontra a baía de Kotor, uma das paisagens naturais mais impressionantes de Montenegro. Descobrir a cidade antiga de Kotor e a sua história é uma visita imprescindível nos Balcãs.

Montenegro é um país jovem, nascido em 2006 depois de se separar da Sérvia, que abriga paisagens de sonho e uma história emocionante. A baía de Kotor é um dos destinos mais bonitos da costa de Montenegro. Está localizada a pouco mais de noventa quilômetros de Dubrovnik, o que faz dela um destino ideal para uma excursão de um dia.

A baía de Kotor

Contornando a baía de Kotor se chega a Perast, a Veneza de Montenegro. Esse pequeno povoado situado no vale está cheio de palácios residenciais. De Perast partem pequenos barcos que comunicam com a Igreja de Nossa Senhora das Rochas, levantada em uma ilhota artificial construída no século XV. Segundo a lenda, alguns marinheiros encontraram nesse local uma imagem da virgem e decidiram construir uma igreja em sua homenagem, embora para isso precisassem de uma ilha para construí-la.

Depois de 100 anos de transporte de rochas, pedras e até cadáveres a este lugar, finalmente foi possível construir a Igreja da Nossa Senhora das Rochas, um templo católico com aparência muçulmana para protegê-lo dos ataques otomanos. No seu interior abriga um pequeno tesouro, uma imagem da virgem tecida com fios de ouro, materiais do Oriente e até cabelo da mulher que demorou 25 anos para acabar sua obra.

Ao longo da baía de Kotor, você pode encontrar vários povoados que parecem estancados no tempo. Além disso, conduzindo pela estrada que leva até Kotor, você poderá observar umas vistas de sonho de toda a baía.

O que ver em Kotor

A cidade antiga de Kotor, declarada Patrimônio Mundial da Unesco, é um bonito labirinto das ruas empedradas rodeadas por uma muralha medieval. Entre as atrações de Kotor se destacam a catedral ortodoxa de São Nicolau, o Palácio Ducal de estilo veneziano, o Museu Marítimo e a Torre do Relógio que continuam em funcionamento desde o século XVII.

Passear pela cidade antiga é viajar no tempo. Entre os antigos palácios de pedra, você encontrará oficinas de artesãos locais que trabalham a cerâmica e fazem ourivesaria de uma forma muito especial. Embora hoje em dia a cidade esteja cheia de turistas, lojas de recordações e restaurantes, Kotor soube manter a sua essência medieval e continua a ser a joia por excelência de Montenegro.

Se você tiver tempo e estiver em forma, recomendamos percorrer as impressionantes muralhas que sobem pela encosta da montanha e chegam até à Fortaleza de São João. As vistas panorâmicas de Kotor desde a parte alta das muralhas é única, mas... você terá de subir dois mil degraus!

Como visita Kotor saindo de Dubrovnik

Apenas 92 quilômetros por estrada separam Kotor de Dubrovnik, pelo que existem várias opções para chegar a essa cidade de Montenegro:

  • Se tiver alugado um carro, apenas terá de ir pela estrada D8 e conduzir durante aproximadamente 90 minutos. Lembre-se de que terá de cruzar a fronteira de Montenegro e as filas que se formam em temporada alta podem ser realmente caóticas. Recomendamos que chegue com antecedência suficiente e ter à mão o seu passaporte.
  • Você também poderá pegar um ônibus saindo de Dubrovnik a Kotor. O trajeto é um pouco mais longo e você poderá passar mais tempo na fronteira, mas é uma opção bastante econômica. Se você quiser poupar tempo ao regressar, recomendamos pegar o ferry que conecta Tivat e Herceg Novi, duas margens da baía de Kotor. O trajeto dura 15 minutos e um bilhete de ida custa 4,50 (US$5,10).
  • A forma mais cômoda de chegar até Kotor é reservar uma excursão saindo de Dubrovnik. Desta maneira, você não terá de se preocupar pelo transporte e terá um guia para conhecer a fundo a história desta região dos Balcãs. Você poderá reservar a excursão com antecedência no nosso site:

Excursão à baía de Kotor